Formação Ação - Academia PME

IAPMEI – ACIG


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Identificação e Enquadramento do Projeto


Aviso: 36/SI/2015


Projeto: POCI-03-3560-FSE-000125


Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização


Fundo: FSE


Eixo Prioritário: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego


Objetivo temático: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral


Prioridade de investimento: Adaptação dos trabalhadores, das empresas e dos empresários à mudança


Tipologia da operação: Formação-ação para PME


Organismo Intermédio: IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação


Montantes envolvidos


Custo total elegível: 118 208,50€


Comparticipação FSE: 106 456,50€


Data início do projeto: 2017-04-24


Data de fim do projeto: 2018-08-31


Síntese do projeto


Este projeto, a desenvolver pela ACIG, pretende capacitar 32 empresários do tecido empresarial de Gondomar, em duas áreas temáticas de intervenção, com vista ao aumento da competitividade das PME, ao nível da gestão e à implementação novas estratégias de MKT e vendas.


 


Descrição e Objetivos do Projeto


Através da formação em formato workshop direcionada aos empresários, pretende-se dotar os empresários dos conhecimentos necessários que lhes permitam:



  • reorganizar as empresas, tornando-as mais competitivas e adaptadas às exigências do mercado, pelo reforço das qualificações dos empresários e gestores no que respeita ao exercício de gestão;

  • Potenciar o aumento dos níveis de qualificações dos recursos humanos;

  • Aperfeiçoar o desempenho das PME, através de instrumentos de análise e controlo gestão;

  • Adotar boas práticas de gestão;


 


Metodologia de Formação-ação


A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes fazer técnicos e relacionais. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultadoria (on the job) e, como tal, permite atuar a dois níveis:



  • A nível dos formandos: procura desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes;

  • Ao nível da empresa: procura aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.


O projeto será desenvolvido nos anos de 2017 e 2018 e estrutura-se em oito fases: uma primeira fase de diagnóstico, sete fases de implementação do plano de ação, incluindo a fase de avaliação intercalar, e um workshop de avaliação de resultados, dando no conjunto coerência a todo o processo formativo.


Áreas Temáticas do Projeto


Estratégias de Marketing e Vendas nas PME


Gestão para a competitividade


 


Financiamento


90% das despesas elegíveis

2017-04-24 Categoria: Geral